terça-feira, 22 de dezembro de 2009

A MÍDIA MANIQUEÍSTA E A IMAGEM DO MST




A AGÊNCIA ESTADO (do Grupo do jornal O Estado de São Paulo, da família Mesquita) divulgou ontem pesquisa feita pelo Ibope sob encomenda da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) sobre "a imagem do MST". Na verdade trata-se de uma pesquisa de verificação de resultados da permanente campanha de difamação e distorção do MST feita pelas 6 ou 7 famílias que controlam a grande mídia no país, a serviço do agronegócio.
Segundo a pesquisa, que entrevistou 2000 pessoas, 92% dos entrevistados consideram as ocupações ilegais; 64% não tem simpatia pela causa do Movimento; 90% considera que o MST deve lutar pela reforma agrária "sem violência ou 'invasão' de terras"; 85% acha o direito à propriedade privada essencial ao país; 77% entende que quem possui uma propriedade tem o direito de escolher se quer ou não produzir nela. Para 58% dos consultados "o movimento é legítimo porque são trabalhadores querendo terra para trabalhar e morar, mas que não têm condições de pagar por ela".
A pesquisa diz ainda "que o poder público deve utilizar a polícia para cumprir ordens judiciais de retirada dos invasores, mas 69% condena a ação armada dos proprietários de fazendas e 61% entende que o judiciário é o melhor caminho "para resolver a questão das ocupações ilegais". Já 57% dos ouvidos está de acordo com os objetivos do movimento "mas acham que ele está se desviando do seu foco". Os objetivos citados pelos pesquisadores foram três: luta pela terra para produção agrícola, luta pela distribuição de terra aos que não possuem moradia e luta por uma sociedade mais justa e igualitária.
Quanto ao financiamento do MST, 56% dos entrevistados "acredita que o movimento recebe recursos públicos federais". "Um grupo de 82% apoia a CPI para investigar o movimento".
Segundo um resumo da CNA, "69% dos entrevistados ligam o movimento a invasões, 53% a atos de violência, 38% à luta por direito, 32% à reforma agrária e 26% à desobediência. E 54% atribuem os conflitos no campo ao MST".
Os grandes empresários "donos" de meios de comunicação (mídia impressa, televisiva, etc...) insistem em mostrar permanente e exclusivamente uma imagem negativa do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Nos noticiários o Movimento aparece sempre no bloco do crime ("organizado" ou não): tráfico de drogas, assaltos e por aí vai. Há muito tempo está em vigor uma verdadeira campanha de criminalização dos movimentos sociais, na linha de que, desse lado está o mal e do lado da elite econômica e dos cidadãos obedientes e "bem-comportados" está o bem.
Em matéria de imparcialidade o Ibope já mostrou não ser confiável (sabe muito bem como induzir respostas), mas considerando os dados divulgados, concluiríamos que o objetivo dos latifundiários e empresários do agronegócio estaria sendo alcançado: destruir, através da desinformação e da manipulação dos fatos noticiados, a simpatia e a solidariedade da população ao MST.
Nota-se que a "grande mídia" jamais informa que boa parte das gigantescas fazendas deste país são terras griladas, que o agronegócio derruba florestas para plantar soja (que os brasileiros não consomem) e criar gado, que famílias "proprietárias" de meios de comunicação são donas de grandes extensões de terra e estes, sim, são os verdadeiros responsáveis pela violência no campo.
Os meios de comunicação (à excessão da TV pública) jamais mostraram os projetos bem sucedidos do MST na área das cooperativas agrícolas, da agricultura sem agrotóxicos, da educação, da cultura e no resgate de valores como relações de produção mais justas e socializadas, solidariedade, direitos humanos etc...
A "grande mídia" cobra muito liberdade de imprensa, mas nessa "liberdade" não está incluido nosso direito à informação plena e imparcial; liberdade de imprensa, para ela, é informar o que quer, quando quer e como quer. A sociedade precisa reagir a essa ditadura de 6 ou 7 famílias que tentam nos fazer deixar de pensar, perder o senso crítico e jamais nos organizarmos contra os valores de um capitalismo cada vez mais individualista e excludente. Mandar um email para um órgão de imprensa cada vez que percebermos a manipulação da informação já é uma forma de reação, pequena, mas pode-se começar por aí.

* A 1ª foto superior chama-se "Nova Geração" e é do fotógrafo Daniel Zanini H.
** A 2ª foto superior chama-se "Camponesa" e é também de Daniel Zanini H.
Para ver outras fotos de Daniel Zanini H: http://www.flickr.com/photos/zanini/

+ Para conhecer o outro lado da história: www.midiaindependente.org/pt/blue/2006/04/351716.shtml http://www.mst.org.br/image/tid http://www.adital.com.br/site/noticia2.asp?lang=PT&cod=21582 http://www.youtube.com/watch?v=y6lHWbhvFes http://www.sjsc.org.br/noticias_det.asp?cod_noticia=903 http://psolsp.org.br/?p=3017

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